Regulamento para a submissão de artigos:

  1. Ao submeter o artigo para publicação deverá o autor declarar explicitamente que o mesmo é original e em que contexto foi realizado, não podendo ter sido publicado noutra revista, total ou parcialmente, assumindo o compromisso de que o mesmo não será publicado posteriormente sob a mesma forma ou noutra língua sem consentimento prévio da Revista.
  2. Quando o artigo for realizado em contexto académico deve vir explicitado o nome da Instituição e o nome do Orientador da Investigação/Estudo.
  3. O autor deve assumir que o artigo proposto não será apresentado posteriormente em Congressos/ Reuniões Científicas como original.
  4. É da competência do autor, redigir um documento dirigido à Direção da Revista, garantindo que o artigo proposto para publicação é original e que todos os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico se encontram presentes.
  5. O autor terá de enviar dois ficheiros eletrónicos separados. No primeiro deverá vir mencionado o título e o subtítulo do artigo, a identificação do autor com nome completo, endereço postal, endereço eletrónico e telefone. O segundo ficheiro pretende-se anonimizado, e deverá incluir apenas o artigo, com o título e subtítulo. Todas as tabelas, gráficos, quadros, figuras e ilustrações devem ser apresentados em ficheiros autónomos, identificados e numerados pela ordem de inclusão no texto. Se as ilustrações forem fotografias, deve o autor ter atenção à resolução e definição de imagem de 1700 a 1200 pixels (por questões de qualidade e impressão) e mencionar a fonte com a identificação do trabalho, autor e respetiva legenda. Só serão aceites ficheiros em formato MS Word® e as imagens em ficheiros autónomos em formato EPS ou JPEG.
  6. O autor deverá mencionar em nota de rodapé quais os critérios de normalização referentes à apresentação do artigo assim como a norma de referenciação bibliográfica, citações utilizadas e se redige o artigo com ou sem acordo ortográfico português.
  7. Os artigos resultantes de trabalhos de investigação deverão incluir um resumo. O mesmo deve ser apresentado logo após o título onde terão de vir apresentadas as seguintes informações: Introdução ao tema, Metodologia, Resultados e Conclusões. As palavras-chave devem vir mencionadas no final do resumo. O resumo deverá ser apresentado em duas línguas, a primeira em português e a segunda em inglês.
  8. A apresentação escrita do artigo deve ser realizada de acordo com as seguintes orientações: 
  9. Ter no máximo 20 páginas, incluindo resumo e referências bibliográficas;
    1. Espaçamentos entre linhas de texto de 1.5;
    2. Processamento de texto com letra tipo: Arial, Arial Narrow, Book Old Style, Garamond ou Times New Roman;
    3. Tamanho de letra 12.
  10. Todos os artigos devem ser submetidos por correio eletrónico para madalena.revista@aesop-enfermeiros.org.
  11. A acompanhar os dois ficheiros deve o autor enviar em anexo a Proposta de Publicação devidamente preenchida e a carta dirigida à Direção da Revista.
  12. A todos os artigos submetidos para publicação, será atribuído um código. Após a análise/avaliação por parte da Direção da Revista no que concerne às condições exigidas ao autor, o artigo será encaminhado para o Concelho Editorial Científico que dará início ao processo de revisão pelos pares.
  13. A Direção da Revista informará o primeiro autor da aceitação ou não do trabalho e da previsão de publicação do mesmo. Os trabalhos serão avaliados pelo Concelho Editorial Científico, que tem a responsabilidade de os aceitar ou recusar, sugerir alterações que melhorem os seus conteúdos e exposição e decidir da oportunidade de publicação dos mesmos.
  14. O autor cujo artigo é aceite para publicação pela Direção da Revista terá de enviar, por endereço eletrónico, uma declaração de cedência dos direitos de autor, devidamente assinada e datada.

Os originais não serão devolvidos aos autores.

Os autores têm direito a dois exemplares da Revista onde foi publicado o trabalho.

O conteúdo do artigo é da exclusiva e inteira responsabilidade do(s) respetivo(s) autor(es). Ao submeter o artigo para publicação na Revista AESOP, o autor assume que o mesmo não constitui uma infração aos direitos de autor, isentando a Revista de qualquer responsabilidade, assim como por qualquer incumprimento de todo e qualquer procedimento ético inerente a um trabalho de investigação.

Todos os casos omissos neste regulamento serão pontualmente avaliados e analisados pela Direção da Revista.

Madalena Teixeira,  Novembro 2019.

PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO – Preencher e enviar com o trabalho