Espaço Cidadão

Pelo 16.º ano a AESOP, em associação com a EORNA, convidou os Enfermeiros Perioperatórios portugueses a comemorarem o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório.

A mensagem lançada à Europa este ano é “Perioperative nurses: TOGETHER WE WILL SUCCEED”.

A AESOP recorrendo ao lema do último Congresso Nacional “Uma Ideia, uma Mudança!”, incentivou os enfermeiros perioperatórios portugueses a partilhar os projetos desenvolvidos no contexto de pandemia nos diferentes blocos operatórios de modo a dar uma resposta adequada às necessidades particulares e crescentes de cuidados da população, garantindo a qualidade dos cuidados e a segurança dos profissionais e dos utentes.

São aqui divulgados os pósteres que apresentam as estratégias, alterações e reestruturações desenvolvidas nos diversos contextos, demonstrando a enorme capacidade de adaptação resiliência, motivação e o importante papel social e contributo da Enfermagem Perioperatória para a saúde e segurança da população em geral.

Convidamo-lo a eleger os melhores pósteres.
Até 30 de junho, tem direito a 7 “Likes” por dia, mas não mais do que 35 no total do concurso.

Os resultados serão conhecidos no 6º Fórum Nacional do Bloco Operatório da AESOP, que se realizará este ano, e serão divulgados aqui no site da AESOP e redes sociais.

A sua participação é essencial! Vote e Divulgue porque “JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES!”

Aceda aqui ao concurso de pósteres do pnd 2021
Aceda aqui aos resultados do concurso de pósteres do PND 2021

“Os enfermeiros perioperatórios fazem a diferença, faça você também e contribua para a segurança na sua cirurgia”

 

Os cuidados de saúde são cada vez mais complexos e os procedimentos necessários para ser operado acompanham esta realidade onde o desconhecido tende a aumentar o medo e a insegurança.

Para estar preparada é necessário que a pessoa/família, esteja capacitada para informar a equipa de saúde sobre as suas dúvidas, preocupações e necessidades específicas, participe na sua preparação e conheça os cuidados esperados antes, durante e após o procedimento. Estar preparado significa colaborar na segurança da sua cirurgia assumindo o seu papel na equipa de saúde.

A minha lista de verificação da cirurgia”, foi desenvolvida pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP, onde enfermeiros perioperatórios partilham informação e conhecimento, integrando as principais recomendações numa lista de verificação para seguir nos momentos antes, durante e após o procedimento cirúrgico. Este documento, pretende servir de suporte facilitador da comunicação e  informação entre a pessoa que vai ser operada e a equipa de saúde, com o objetivo de aumentar a segurança cirúrgica em todo o processo e contribuir para o bem estar e a sua recuperação.

Para cada cirurgia todos somos necessários, uns e outros, cidadãos e profissionais de saúde.

É por isso, um trabalho de equipa, interdisciplinar, com objetivos comuns, para os quais cada um contribui na sua área de competência.

Só um cidadão com conhecimento e esclarecimento pode tomar as suas decisões e influenciar positivamente os seus resultados em saúde.

Faça a diferença, contribua para a segurança na sua cirurgia: Informe-se e Participe! 

  • Para aceder à minha lista de verificação da cirurgia em versão pdf, clique aqui.
  • Para aceder à minha lista de verificação da cirurgia por QR Code, clique aqui.

Mercedes Bilbao

Presidente da AESOP

2018-2019