Espaço Cidadão

“Os enfermeiros perioperatórios fazem a diferença, faça você também e contribua para a segurança na sua cirurgia”

 

Os cuidados de saúde são cada vez mais complexos e os procedimentos necessários para ser operado acompanham esta realidade onde o desconhecido tende a aumentar o medo e a insegurança.

Para estar preparada é necessário que a pessoa/família, esteja capacitada para informar a equipa de saúde sobre as suas dúvidas, preocupações e necessidades específicas, participe na sua preparação e conheça os cuidados esperados antes, durante e após o procedimento. Estar preparado significa colaborar na segurança da sua cirurgia assumindo o seu papel na equipa de saúde.

A minha lista de verificação da cirurgia”, foi desenvolvida pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP, onde enfermeiros perioperatórios partilham informação e conhecimento, integrando as principais recomendações numa lista de verificação para seguir nos momentos antes, durante e após o procedimento cirúrgico. Este documento, pretende servir de suporte facilitador da comunicação e  informação entre a pessoa que vai ser operada e a equipa de saúde, com o objetivo de aumentar a segurança cirúrgica em todo o processo e contribuir para o bem estar e a sua recuperação.

Para cada cirurgia todos somos necessários, uns e outros, cidadãos e profissionais de saúde.

É por isso, um trabalho de equipa, interdisciplinar, com objetivos comuns, para os quais cada um contribui na sua área de competência.

Só um cidadão com conhecimento e esclarecimento pode tomar as suas decisões e influenciar positivamente os seus resultados em saúde.

Faça a diferença, contribua para a segurança na sua cirurgia: Informe-se e Participe! 

  • Para aceder à minha lista de verificação da cirurgia em versão pdf, clique aqui.
  • Para aceder à minha lista de verificação da cirurgia por QR Code, clique aqui.

Mercedes Bilbao

Presidente da AESOP

2018-2019