A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP- é uma organização profissional, sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 1986 e considerada como Entidade Coletiva de Utilidade Pública desde Setembro de 2001.
Integra a Associação Europeia de Enfermeiros de Sala de Operações – Operating Room Nurses Association – EORNA – da qual é membro fundador, em 1992.

São seus objetivos promover a qualidade dos cuidados prestados no bloco operatório, desenvolver a investigação na área dos cuidados perioperatórios, assegurar a formação contínua dos seus sócios, salvaguardar os interesses profissionais e promover social e deontologicamente os seus associados.
De acordo com os seus objetivos, realiza diversas atividades de formação (curta, média e longa duração) para enfermeiros perioperatórios e publica a revista técnica AESOP.
Realiza estudos e elabora pareceres sobre assuntos de interesse para os doentes submetidos a cirurgia, para os blocos operatórios e para os enfermeiros.
No âmbito da sua atividade internacional, elabora relatórios, participa em estudos e participa nas reuniões da Associação Europeia EORNA.
Colabora com outras Associações de Enfermeiros portuguesas e Sindicatos, em tudo o que se verifique ser necessário e útil para o desenvolvimento da profissão, dando prioridade à área da formação.
Os seus Corpos Gerentes (Assembleia Geral, Direção Nacional e Conselho Fiscal e de Disciplina) são constituídos por enfermeiros, voluntários.