Recomendações Perioperatórias CoVid-19 – Atualização

Caros colegas, enfermeiros perioperatórios:

Continuamos a oferecer suporte e apoio aos profissionais, às organizações e às pessoas em situação perioperatória no contexto da Covid-19, através destas orientações.

A revisão deste documento tem por base o conhecimento atual, as recomendações baseadas na evidência para procedimentos relacionados com as precauções de contacto, gotículas e aerossóis, a documentação publicada até esta data, a opinião de peritos e a experiência partilhada entre profissionais de saúde.

Numa época em que o mundo parece ter-se convertido numa sala de operações, em que assistimos aos processos quotidianos de proteção pessoal, higienização e assepsia, prevenção de infeção e segurança individual replicados, a nível global, por toda a população, compreendemos melhor o valor dos cuidados e da intervenção perioperatória.

Esperamos que esta informação possa continuar a servir de suporte para a preparação, treino e intervenção dos cuidados perioperatórios ao doente cirúrgico (CoVid-19).

Tal como na 1ª versão, mantemos a convicção que estas recomendações são um documento vivo, pelo que irá sendo atualizado com a evidência que seja publicada e o consenso das várias áreas do conhecimento.

Estando no mesmo terreno quotidiano, assumimos este compromisso com os enfermeiros perioperatórios.

Se estivermos seguros, seremos capazes.

Até breve,

Mercedes Bilbao

 abril 2020

Recomendações Perioperatórias CoVid-19 – Atualização